Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > 152 anos Biblioteca Fran Paxeco
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

152 anos Biblioteca Fran Paxeco

  • Publicado: Terça, 27 de Agosto de 2019, 17h03
  • Última atualização em Terça, 27 de Agosto de 2019, 17h03

A Biblioteca do Grêmio Literário e Recreativo Português, Fran Paxeco, fundada em 29 de setembro de 1867, e, portanto, no presente exercício de 2019 comemora os seus 152 anos de existência e de prestação de serviços culturais e artísticos aos associados e a toda sociedade de Belém, Pará. Veja  Programação anexa

 
A Fran Paxeco além de um espaço literário, nasce também como um lugar de pesquisa, de estudo com suas obras direcionadas à formação dos jovens trabalhadores portugueses, egressos da mãe-pátria, com o que havia de mais atual publicado na Europa de então: jornais, periódicos, romances etc. 
No entanto, além de um centro de formação, esta biblioteca era um ponto de encontro para a elite belenense, ali se discutia política, literatura... Daí a variedade de material bibliográfico e documental encontrado em suas estantes: dicionários, gramáticas, tratados sobre metalurgia, culinária, uma coleção riquíssima de obras em línguas estrangeiras, como a francesa, a espanhola, a inglesa e a latina, das maiores do mundo.
 
Vale ressaltar a intensa colaboração da comunidade portuguesa na Amazônia para a formação deste acervo, pois ao longo dos anos se doou e foram adquiridos diversos materiais para a Biblioteca, o que transformou o 5º Gabinete Português de Leitura inaugurado no Brasil, com seu caráter restrito, em uma coleção importantíssima, com livros datados desde o século XVI, periódicos e documentos, muitos deles únicos, ao alcance do público em geral. Este acervo é constituído por cerca de 35.000 mil obras de época, e se encontra, atualmente, no salão nobre da sede social do Grêmio, situada no centro comercial de Belém.
 
Pode-se dizer que a Biblioteca Fran Paxeco se configura como uma das mais importantes da América Latina com suas Coleções Especiais e Livros Raros, como um livro do séc. XVI, A arte do metal, impresso pelo Rei da Espanha e que ensinava como manusear a prata recém-descoberta no Peru, um dos exemplares encontrado-se a salvo em nosso acervo . 
 
Comemorações -  As comemorações pelos 152º aniversário da Biblioteca Fran Paxeco visam a divulgar as ações de resguardo e conservação desta importante biblioteca para a vida cultural paraense, brasileira e para o mundo, e que vai além de seus laços com a comunidade portuguesa, ademais é importante apresentá-la como uma biblioteca de pesquisa.
 
Para celebrar esses anos de história, é que o Grêmio Literário e Recreativo Português oferece ao público paraense uma programação acadêmica com o objetivo de discutir e divulgar sua importância para a vida cultural da cidade de Belém e da Amazônia, além de capacitar a comunidade usuária da Biblioteca sobre sua conservação e salvaguarda. 
 
 
 Confira a programação completa aqui.
 
Biblioteca Fran Paxeco
Biblioteca do Grêmio Literário e Recreativo Português

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página