Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Exposição "200 anos de D. Maria II" . Visitação até o mês de janeiro.

Exposição "200 anos de D. Maria II" . Visitação até o mês de janeiro.

• Publicado: Segunda, 09 de Dezembro de 2019, 16h33
  • Última atualização em Terça, 10 de Dezembro de 2019, 12h29

14.10.2019 Exposição Maria da Glória Foto Alexandre de Moraes site10

Filha mais velha do imperador português D. Pedro I, nomeada aos seis anos de idade como princesa da maior província do Império brasileiro, o Grão-Pará, e assumindo, aos 15, em definitivo, o posto de rainha de Portugal, única monarca europeia nascida nas Américas. Com uma vida breve, mas repleta de acontecimentos históricos marcantes, a rainha D. Maria II é o tema da exposição “Maria da Glória: Princesa do Grão-Pará e Rainha de Portugal”, cuja abertura ocorreu na segunda-feira, dia 14 de outubro, no prédio-sede do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP), em Belém. A visitação fica disponível até o dia 29 de novembro, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h30 às 17h. A visitação para a Exposição foi estendida até o  mês de janeiro de 2020.

14.10.2019 Exposição Maria da Glória Foto Alexandre de Moraes siteA exposição é uma iniciativa da Reitoria da Universidade Federal do Pará (UFPA), da Cátedra do Instituto Camões “João Lúcio de Azevedo” (I.P. | UFPA) e do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, I.P.), com apoio do IHGP, da Fundação da Casa de Bragança e do Vice-Consulado de Portugal em Belém. A curadoria é dos professores da UFPA Maria de Nazaré Sarges, diretora da Cátedra Camões, I.P. | UFPA, e Aldrin Moura de Figueiredo, coordenador do Grupo de Pesquisa em História Social da Arte, com expografia de Thais Zumero Toscano e Luis Augusto Barbosa Quaresma, discentes do Programa de Pós-Graduação em História (PPHIST) da UFPA, e montagem do artista plástico José Fernandes (Zoca).

14.10.2019 Exposição Maria da Glória Foto Alexandre de Moraes site4A abertura contou com uma mesa solene formada pelo reitor da UFPA, professor Emmanuel Tourinho; pelo embaixador de Portugal no Brasil, senhor Jorge Cabral; pela presidente do IHGP, senhora Anaíza Vergolino e Silva; e pela diretora da Cátedra “João Lúcio de Azevedo” (Camões I.P. | UFPA), professora Nazaré Sarges. Estiveram presentes os representantes das Cátedras do Camões I.P. que participaram da Reunião Anual realizada na manhã do mesmo dia, no prédio do Mercedários|UFPA; representantes da Gestão Superior da UFPA; sócios do IHGP; além da conselheira para os Assuntos Culturais e Imprensa da Embaixada de Portugal no Brasil, Alexandra Pinho; a vice-cônsul de Portugal em Belém do Pará, Maria Fernanda Granja Gonçalves Pinheiro; e o diretor do Cerimonial do governo do Estado do Pará, Marcelo Pinheiro.

14.10.2019 Exposição Maria da Glória Foto Alexandre de Moraes site3Para o senhor Jorge Cabral, o grande número de pessoas presentes à abertura da exposição foi representativo da importância de tal ato simbólico. De acordo com o embaixador, a realização de uma exposição sobre a vida intensa e atribulada de D. Maria II é uma homenagem a uma das muitas mulheres poderosas que construíram a história dos dois países, Portugal e Brasil. A senhora Anaíza Vergolino, por sua vez, ressaltou que abrigar a exposição no Solar do Barão de Guajará, sede do IHGP, “possui uma simbologia muito grande para a história do Estado”, afirmou.

14.10.2019 Exposição Maria da Glória Foto Alexandre de Moraes site2O professor Emmanuel Tourinho, reitor da UFPA, contou ao público que a exposição é mais um fruto da cooperação entre a Universidade e o Camões I.P., que tem apoiado e estimulado iniciativas dessa natureza na Instituição. “A história de Portugal é, também, parte da nossa história. Por isso, quando a examinamos, estamos nos conhecendo melhor, além de estarmos celebrando o conhecimento e a cultura, o que é muito importante”, disse o reitor, acrescentando que este era mais um importante passo na consolidação do trabalho realizado pela Cátedra “João Lúcio de Azevedo” (Camões I.P. | UFPA).

A exposição, ao retratar a vida de D. Maria II por meio de painéis informativos, bustos, figuras e documentos históricos, oriundos de acervos de domínio público e do próprio IHGP, organizados cronologicamente do nascimento à morte da rainha, configura-se como uma iniciativa de promoção das relações culturais entre Portugal e a Amazônia, compreendendo importantes cooperações de pesquisa nos campos da História, da Literatura, entre outros.

Serviço:

Exposição “Maria da Glória: Princesa do Grão-Pará e Rainha de Portugal”

Local: Instituto Histórico e Geográfico do Pará (Endereço: Rua D’Aveiro Cidade-irmã, n. 62, Bairro Cidade Velha).
Dias e horários de visitação: Até 29 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.
Visitas guiadas: O agendamento deve ser feito diretamente com o Instituto Histórico e Geográfico do Pará, por telefone (91) 3085-4801.
Entrada Franca.

Texto: Divulgação