Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Nota da FAHIS contra racismo e intolerância na UFPA

Nota da FAHIS contra racismo e intolerância na UFPA

• Publicado: Segunda, 02 de Outubro de 2023, 18h34
  • Última atualização em Segunda, 30 de Outubro de 2023, 16h34

NOTA DA FAHIS CONTRA RACISMO E INTOLERÂNCIA NA UFPA

A Faculdade de História, representada por seu conselho composto por docentes, técnicos e estudantes, vem a público declarar o seu repúdio a qualquer forma de manifestação racista ou preconceituosa que ocorra nos seus espaços e em atividades acadêmicas em geral. A universidade pública brasileira é uma conquista fundamental da cidadania, particularmente expandida e democratizada com a Constituição de 1988 e ao longo da Nova República. A presença de um número cada vez maior de estudantes de origem indígena e quilombola na universidade tem gerado um desafio que compete à toda a sociedade, que é o enfrentamento da quantidade crescente de casos de racismo e intolerância. Essas ocorrências demandam o combate e o repúdio enérgico de todes nós. A Universidade Federal do Pará, assim como a sua Faculdade de História, deve se tornar cada vez mais um espaço plural e democrático, onde vicejam a pluralidade de ideias, o respeito e a tolerância para com visões de mundo e modos de ser que diferem entre si. Somente assim, a missão cidadã da universidade pública poderá ser cumprida, não apenas com qualidade educacional, mas também com democracia e justiça social.

Antonio Maurício Dias da Costa
Diretor da Faculdade de História-UFPA