Nota de solidariedade a professora Edilza Fontes
No último dia 21 de setembro de 2020, à tarde, no quadro do Ciclo de Conferências organizado pelo Programa de Licenciatura em História da Universidad del Valle, com sede em Buga, Colômbia, a palestra “Dictadura nunca más! Historia de la dictadura militar en el Brasil” da Prof.ª Edilza Joana Oliveira Fontes, professora pesquisadora da Faculdade de História e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Pará (UFPA), foi covardemente invadida por um grupo de desconhecidos com o claro intento de perturbar, provocar e ofender.
Os invasores não somente lançaram gritos descarados e ofensivos contra a temática da palestra, mas também insultaram, de forma grosseira, a professora. A palestra foi imediatamente interrompida e os organizadores fecharam a sala virtual. A universidade organizadora emitiu logo um comunicado informando estudantes, professoras e professores que “recibimos un atque fascista de los fanáticos de Bolsonaro, en la conferencia que teníamos programada sobre la Dictadura del Brasil” e avisando que o evento será reprogramado.
No momento, a Universidad del Valle está se empenhando para levar o ocorrido ao conhecimento da embaixada brasileira na Colômbia. Mediante a presente nota, a Faculdade de História e o Programa de Pós-graduação em História vêm manifestar publicamente sua solidariedade com a colega, conhecida por sua ampla competência na área da História Contemporânea do Brasil e, de forma mais específica, da Amazônia, e que foi agora tão covardemente agredida.
Ante o ocorrido que, infelizmente, não é um caso único ou isolado, reiteramos a importância da pesquisa e divulgação científicas de qualidade e apontamos a urgência de políticas públicas efetivas para a educação, a cidadania e o combate a qualquer forma de intolerância, discriminação e violência.
Faculdade de História (UFPA)
Programa de Pós-graduação em História (UFPA)
Redes Sociais