Seminário debate os 130 anos de história da República no Brasil
A Universidade Federal do Pará (UFPA) irá realizar, entre os dias 11 e 13 de junho, o seminário “130 anos de República no Brasil: história e historiografia na Amazônia”. O evento tem como objetivo discutir a temática da formação da República no País, com base nos estudos realizados pelo Grupo de pesquisa Militares, Política e Fronteiras na Amazônia e por palestrantes convidados. As inscrições e as submissões de trabalhos já estão abertas e podem ser realizadas aqui.
“Em termos materiais, somos um país republicano que passou por diferentes interpretações do que seria a democracia (ou a não democracia), a cidadania e o bem-estar social. Então, reconhecer os papéis de diferentes grupos na política, bem como a luta por cidadania e direitos são aspectos sempre vitais para a compreensão de nossas lutas no presente e do que pretendemos, como sociedade”, explica o professor William Gaia, coordenador do evento.
As inscrições para o evento podem ser realizadas aqui, até o dia 11 de junho. O valor da inscrição varia entre 20 e 70 reais e deve ser pago por depósito bancário. A programação é uma promoção do Grupo de pesquisa Militares, Política e Fronteiras na Amazônia, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), da Faculdade de História (FaHist), do Programa de Pós-Graduação em História da Amazônia (PPHIS) e do Centro de Memória da Amazônia (CMA).
Submissão de trabalhos – Interessados em apresentar trabalho durante o evento devem se inscrever até o dia 3 de junho, pelo site, e enviar seus resumos até o dia 5 de junho. Em caso de aceite, enviar o trabalho completo até dia 9 de junho. Serão aceitos trabalhos nos campos da História Social, Militar, Política e da Imprensa.
“É importante lembrar que a construção da República foi um processo nacional e, portanto, ocorreu em todos os Estados do Brasil. Assim sendo, os trabalhos dos grupos de pesquisas se direcionam a compreender a realidade amazônica e a refletir a realidade brasileira a partir dela, relacionando, sempre que possível, a um processo maior, mas analisando fundamentalmente as problemáticas da região”, ressalta o professor William Gaia.
Militares, Política e Fronteiras na Amazônia – O grupo de pesquisa foi criado em 2013, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia (PPHIST) da UFPA. Desde 2017, o grupo realiza, de dois em dois anos, um seminário, com a proposta de divulgar os trabalhos e as colaborações do grupo, além de chamar novos interessados.
Serviço:
130 anos de República no Brasil: história e historiografia na Amazônia
Data: de 11 a 13 de junho
Local: Campus Profissional da UFPA
Inscrições no site do evento
Veja a programação aqui.
Texto: Rafael Miyake - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação
Redes Sociais