Site Memorial César Moraes Leite tem documentos e fotogramas do período militar
Realizado na última semana, o II Seminário de História 1969: 10 anos do AI-5 no Brasil (1968-1978) ficou marcado pelo lançamento do site Memorial César Moraes Leite, com documentos e fotogramas do período militar brasileiro. O evento ocorreu no Auditório Setorial Básico II, na Universidade Federal do Pará (UFPA), com organização do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) e do Grupo de Pesquisa “Os governos militares na Amazônia entre Memórias e a História”.
Para o lançamento do Memorial César Moraes Leite, a mesa contou com a presença do reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho; do diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), professor Fernando Arthur Neves; da coordenadora do evento, Edilza Fontes; e do deputado federal Edmilson Rodrigues.
Para o reitor da UFPA, é de fundamental importância que todos os acontecimentos ocorridos no período militar estejam disponíveis para o conhecimento da sociedade, principalmente as gerções que não viveram esse momento da história brasileira.
“Nós temos uma tarefa importante neste momento que é a de informar a sociedade sobre os acontecimentos do passado e do presente. Estamos em uma conjuntura em que as universidades estão sendo ameaçadas justamente por serem espaços de recuperação dessa memória, por serem espaços de defesa da liberdade, da justiça e do pensamento crítico. O trabalho desenvolvido pela Comissão da Verdade é importante em qualquer conjuntura. Importante pela relevância de darmos às novas gerações acesso aos acontecimentos mais significativos da nossa história, que determinaram o que somos hoje como sociedade. Um trabalho de fato muito significativo e de um valor enorme, não apenas para a UFPA, mas para toda a sociedade paraense”, ressaltou o reitor.
“Este é um evento extremamente rico, porque revela a capacidade da Universidade em se debruçar sobre a memória a respeito do AI-5. O Brasil é um dos países que menos enfrentaram o debate sobre a violência institucional no período da ditadura civil militar, e o site é uma oportunidade de, por meio das coleções e dos documentos que foram reunidos, apresentar outra visão do que representa este período”, disse o professor Fernando Neves.
Responsável pela emenda parlamentar que financiou a criação do memorial, o deputado federal Edmilson Rodrigues falou da importância de se disponibilizar esses documentos que possibilitam o conhecimento e a análise da nossa história fora de qualquer contexto ideológico. “Nós não podemos analisar a ditadura por um viés meramente ideológico, e a história dá uma substância científica para esta análise. Esses documentos não são panfletos políticos, mas sim documentos historiográficos, comprometidos com a verdade”, pontuou o parlamentar.
Memorial César Moraes Leite – O site memorial é o resultado de trabalhos realizados pela Comissão César Leite de Verdade e Memória, criada em 2014. A página irá disponibilizar todas as pesquisas realizadas pela Comissão da Verdade, o que inclui fotogramas de jornais de 1962 a 1979. O acervo conta com mais de 50 mil documentos e fotogramas, além de fotografias do período e depoimentos de antigos alunos e professores da Universidade.
Além do acervo on-line, será construído na UFPA um Memorial físico, no Bloco F do Campus Básico, que contará com espaço para consulta e análise dos documentos presentes no site.
Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Lucas Brito
Redes Sociais